
SPEAKERS 2023

Lyana Bittencourt


CEO do Grupo BITTENCOURT, graduada em ADMINISTRAÇÃO PELA UNIVERSIDADE PUC – DE SÃO PAULO, com MBA EXECUTIVO pela FIA.
Possui mais de 20 anos de experiência em Franchising e Redes de Negócios. Responsável pelo desenvolvimento das áreas Comercial, Expansão e Gestão de Redes de Franquias.
Parte do Grupo Mulheres do Brasil e Capitalismo Consciente.

Marcela Vairo

Marcela Vairo é a diretora responsável por soluções de Dados, Automação e Inteligência Artificial na IBM Brasil. Como líder de vendas para essaas unidades, sua principal missão é ajudar empresas a acelerar a Transformação Digital com o uso de soluções Inteligência Artificial , Digitalização e Modernização com Agilidade e Segurança através da Nuvem Híbrida
Marcela está na IBM há 25 anos e já passou pelas áreas de Marketing, Canais e Vendas de Software e Cloud, no Brasil e na América Latina. Ela é formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e tem pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Negócios pelo Insper.

Rodrigo Maingué


Curitibano, pai do Noah e do Kadu e marido da Michelle. Formado em Administração de Empresas, com Pós-graduação em Marketing e em Planejamento Estratégico, além de eterno aprendiz digital e de comportamento humano.
Apaixonado por inovação, café, surf, natureza, família, amigos e conexões, tenho experiência de mais de 20 anos no mercado de bens de Consumo, em companhias como AmBev, Danone, Chocolates Garoto e Nestlé, Nestlé Waters e Nestlé Professional, além de ter iniciado a carreira empreendendo na área dos esportes radicais.
Com experiência internacional e passagens pela Colômbia como Country Manager de Nestlé Professional e Suíça, com a responsabilidade de gestão da categoria de Águas e Nestlé Professional (Food) para os países de LATAM, há 5 anos estou focado e cada vez mais apaixonado pelo mercado de Food Services.
Atuando com o rico portfólio de Nestlé Professional (Food & Beverage), com marcas como Nescafé, Leite Moça, Kit Kat, Chocolates Nestlé, Nescau e Starbucks, e com uma incrível equipe com mindset de co-criação e empreendedorismo, junto de nossos clientes buscamos criar experiências incríveis para nossos consumidores.
Surpreender e Encantar nossos clientes e consumidores é nossa missão.

Carla Assumpção


Carla Assumpção é a Diretora Geral da Swarovski Crystal Business Brasil, Chile e Argentina. A executiva construiu uma carreira sólida ao longo dos últimos 20 anos de trabalho na companhia, iniciados pela divisão Swarovski Professional, de 2001 a 2012, na qual desenvolveu iniciativas para associar a Swarovski a renomados estilistas locais e atividades de relações públicas, fazendo com que a Swarovski se consolidasse na indústria da moda brasileira. Também nessa divisão, ao assumir a Diretoria Executiva, desenvolveu o modelo B2B da distribuição direta dos componentes Swarovski no Brasil e na América do Sul.
Ao assumir a Diretoria Geral da Swarovski Consumer Goods Business, Carla Assumpção assumiu o varejo da marca, que estava presente no país desde 2005, implementando uma estratégia de expansão multicanal através de franquias e multimarcas, canais até então, não explorados dentro da empresa no Brasil. Através dessa amplificação, em 2014, a Swarovski alcançou um dos maiores crescimentos da marca no mundo; um desenvolvimento de 130% na receita em 2015, e quase cinco vezes o número de pontos de vendas - de 11 a 53 lojas da marca.
Em 2017, implementou o e-commerce da marca no país e, hoje, a loja virtual da Swarovski está entre as 10 melhores lojas em desempenho no Brasil. No mesmo ano, Carla recebeu um novo estímulo em sua carreira, quando foi nomeada Diretora Geral da Swarovski Consumer Goods Business Cone Sul. Hoje a Swarovski Cone Sul engloba 110 lojas físicas (próprias e franquias), mais de 300 pontos de venda multimarcas e 03 lojas online (Brasil, Chile e Argentina). Seu novo desafio será implementar a nova estratégia de negócios da empresa. Carla também é advocate da Swarovski Foundation, fundação que atua de forma independente em pautas sociais pelo mundo.
Além da Swarovski, Carla também faz parte do Conselho Executivo da Abrael, a Associação Brasileira das Empresas de Luxo.

João Edson Gravata


João Edson Gravata é Diretor Executivo de Conveniência do Carrefour Brasil – lojas de Proximidade, Drogarias e Postos de Combustíveis. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing, MBA em Varejo pelo PROVAR/FIA/USP e MBA Executivo pelo Insper, está no Varejo há mais de 30 anos, tendo trabalhado em diversos negócios e regiões do país. Atuou nas frentes de estratégia e execução em rotinas operacionais aplicadas a categorias alimentares e não alimentares. Participou de projetos de transformação de modelos operacionais na Lojas Americanas, na implementação da gestão de categorias no GPA, onde também respondeu pela estratégia da marca Pão de Açúcar e do comércio eletrônico de alimentos. Liderou o projeto de lançamento do primeiro supermercado verde da América Latina em Indaiatuba/SP e lançou o segmento de lojas autônomas no Carrefour Express, onde atualmente está à frente do projeto de implantação de Franquias.

Claudia Bittencourt


Sócia fundadora do Grupo BITTENCOURT, empresa especializada em redes de negócios e franquias, fundada em 1985. Administradora de empresas com especialização em estratégia competitiva pela FGV - São Paulo e marketing pela ESPM-SP. Atua há mais de 29 anos em Desenvolvimento e Gestão de Redes de Franquias e Negócios, sendo a responsável sênior pelos projetos desenvolvidos pelo Grupo BITTENCOURT.

Luciana Wodzik

Em 2020, Luciana Wodzik assumiu a posição de diretora-executiva do grupo Arezzo&Co, dirigindo as marcas Arezzo, Anacapri, Alme e BriZZa. Com uma trajetória de 27 anos na companhia, iniciou na Arezzo&Co como modelo de calce e foi se desenvolvendo ao longo dos anos, passando por várias áreas de atuação, o que lhe trouxe uma enorme experiência, conhecimento e visão estratégica do negócio. Luciana tem o espírito empreendedor na veia, é otimista nata e se preocupa em passar empatia, conexão e paixão em tudo o que faz. Uma força em gestão, intra empreendedora e sempre antenada ao pulso do tempo, Luciana é a tradução perfeita de seu jargão nas redes sociais: potência máxima na execução!
Mãe de dois filhos, casada, diretora executiva, Luciana é uma mulher e profissional líder na indústria da moda brasileira e hoje leva para dentro e fora da companhia seus aprendizados, desafios e conquistas por meio do seu Instagram @luwodzik !

Marcos Gouvêa de Souza



Sergio Perrella Filho


Executivo com mais de 20 anos de experiência no mercado esportivo, sempre atuando em marcas de destaque como Penalty, Oakley, Nike, Skullcandy e desde 2013 à frente do projeto de Varejo e Licenciamento da NBA na América Latina.

Maria Flavia Ciampi


Executiva de negócios, formada em publicidade & marketing com mais de 25 anos de atuação no varejo de moda, com passagens pelos mercados de educação e cultura.
Dentre as marcas representadas no varejo de moda, destacam-se as internacionais Polo Ralph Lauren, Lacoste e PANDORA. Atualmente, representa e gerencia toda a rede de lojas físicas da marca (DTC) – próprias e franquias – da Levi´s Brasil.
Como especialidade, entende que seu maior compromisso é encantar o consumidor através de um serviço que valorize a qualidade e tradição do produto o qual representa. Tanto por meio do empoderamento e capacitação dos times os quais gerencia, quanto com ações assertivas conectadas as necessidades do ponto de venda.

Fabio Neto


Com mais de 20 anos de atuação nas áreas de estratégia, marketing e vendas, sempre presente nos ecossistemas de inovação, liderando as transformações digital e cultural nos negócios em que atuou.
Foi Diretor de Portfolio e Marketing da brMalls por 10 anos, além de ser Investidor e Co-founder de algumas Cias como Biza Group (fintech), BeGreen (Agtech), Yamo (foodtech) e Topway (healthtech).
Formado em Administração e especializado em Negociação e Liderança pela Harvard University (Boston - USA) e Business International MBA pela University of California (Irvine CA);

Priscila Gama


Considerada uma das mais influentes empreendedoras de inovação e do impacto social do Brasil, é uma expoente no enfrentamento às violências contra a juventude e as mulheres negras através da cultura, educação, tecnologia e empreendedorismo.
É CEO do Das Pretas.Org, um Laboratório de Inovação e Tecnologia Social constituído 100% por pessoas negras, referência no país na construção de soluções com base na transformação pelo Social e na construção de Futuros no Presente.
Tedx Speaker, Alumni IVLP – Internacional Visitor Leadership Program/ U.S. Department of State. Consultora Jurídica, especialista em Direito Público, Mestre em Sociologia Política com quase 300 palestras realizadas desde 2018.
Atua desenvolvendo metodologias inovadoras e liderando pesquisas para transformações sociais junto a governos, iniciativas privadas e outras organizações, através de práticas ágeis em D&I e ESG sob o Farol da Sustentabilidade.

Miguel Diniz


Miguel é um multiplicador de alegria na Aviva desde 2012 e tem ampla experiência em marketing estratégico, operação turística e vendas. É graduado em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Marketing Estratégico pela USP. Em 2024, completa mais um MBA, em Gestão Empresarial, pela FGV. Antes de assumir a função de gerente geral de Marketing e Vendas, em 2020, atuou como gerente de Estratégia e Inovação e de Operações Turísticas na Aviva e na área de Operações em empresas de tecnologia e atendimento ao cliente. Miguel é pai e um eterno curioso em temas como criatividade, inovação, empreendedorismo, arte, música e design.

Antonio Nasraui


Formado em Direito e Economia. Começou a trabalhar na empresa fundada pelo seu pai e tio, ainda cursando a faculdade e sendo o responsável pela abertura da 3ª loja Rei do Mate. Em 1992 implantou o sistema de franquias deixando a marca totalmente atualizada e moderna para cada época. Desde então assumiu o comando da franqueadora, como CEO e com foco e o olhar sempre voltado para a parte arquitetônica e de produtos, em especial, os lançamentos.

Ana Flavia Martins


Ana Flavia Martins é Diretora Executiva de Franquias da Algar Telecom com sólida experiência de 28 anos como Executiva em Negócios, Franquias, Varejo, Marketing e Estratégia Empresarial com liderança de unidades e projetos de negócios e equipes multiskills.
Entusiasta por novos modelos de negócios, inovação em Varejo, Tendências e Tecnologia.

Hugo Bethlem


Chief Purpose Officer na Bravo GRC
Conselheiro de empresas e ONGs
40+ de vivência como C Level em empresas de varejo GPA , Dicico, Sé Supermercados, Hopi Hari e Carrefour, começou a carreira na Arthur Andersen.
Formado em administração e contabilidade pela FMU SP
Especializações em Gestão - Cornell, Empreendedorismo - Babson, Gestão e Liderança e Blockchain- Oxford, Conselhos de Administração - IMD, Empreendedorismo Social - Stanford, Inovação - Harvard, Economia Circular e Sustentabilidade - Cambridge e Liderança em Empresas de Consultoria - PSF - Oxford, Organizational Leadership - Harvard
Eleito Executivo Financeiro do ano 1991 - O Equilibrista - IBEF - SP

Beth Goulart

Beth Goulart é dramaturga, diretora, cantora, palestrante, escritora e atriz brasileira de teatro, cinema e televisão. Com o amor pelas artes herdado dos pais, Nicette Bruno e Paulo Goulart, a atriz não poderia seguir outro caminho. Sua estreia profissional, aos 13 anos, foi na peça Os efeitos dos raios gama sobre as margaridas do campo (1974), que lhe rendeu a indicação ao Prêmio APCA como Atriz Revelação.
Como melhor atriz, ganhou inúmeros prêmios: Shell Rio 2000, por Decadência; Prêmio Qualidade Brasil 2000, por Somos Iirmãs; Prêmio UNESCO 2003, pelo monólogo Dorotéia minha; bem como os cinco prêmios dedicados ao espetáculo Simplesmente eu, Clarice Lispector (2009), de sua autoria e direção. Até o presente momento, participou de mais de 30 novelas em várias emissoras e 12 longas-metragens. Atualmente é membro da Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira de número 22, cujo patrono é sua mãe, Nicette Bruno.
Em 2022 fez sua estreia como escritora fora da dramaturgia, ao lançar seu primeiro livro, Viver é uma arte – transformando a dor em palavras, pela editora Letramento. Em abril de 2023, retornou ao teatro com o espetáculo A Cerimônia do Adeus, de Mauro Rasi. Sob a direção de Ulisses Cruz, da vida a Simone de Beauvoir. A montagem cumpriu temporada no Sesc Consolação, de 8 de abril a 21 de maio. Em junho, o espetáculo estreia no Rio de Janeiro em curta temporada, de 23 de junho a 29 de julho, no Teatro do Copacabana Palace.

Francisco Alves


53 anos, formado em economia e com 30 anos de carreira profissional no Brasil e no exterior. General Manager da Levi Strauss para o cone sul há cerca de 2 anos e meio.
Teve passagens por multinacionais como Wal-Mart, Hugo Boss e Nespresso onde fez parte da equipe de construção da marca no Brasil. Iniciando sua carreira em finanças, atuou em M&A, migrando para a área comercial até passar a atuar na direção de negócios.
Mentor e palestrante voluntário no instituto Croma.

Luiz Paulo Foggetti



Juliete Correia


Diretora Comercial da TecToy. Formada em Gestão Comercial, Marketing, segue cursando MBA em Varejo Físico e Online. Com 15 anos de experiência no mercado de meios de pagamentos atuando com soluções e serviços financeiros para software houses, revendas e na indústria para produção de terminais de captura de pagamento para Adquirentes e Fintechs.
Atua na TecToy, como responsável pelo desenvolvimento de novos negócios, automatização do varejo, relacionamento com clientes corporativos, expansão de canais, planejamento de vendas e mapeamento de novos mercados, além de treinamentos e oferta de soluções inovadoras para o comércio 4.0.

Leo Branco

Jornalista com dez anos de experiência na cobertura de economia, negócios, tecnologia, empreendedorismo e políticas públicas. Trabalhou nas revistas VEJA, EXAME PME, ÉPOCA e EXAME, e no jornal O GLOBO, na produção de conteúdos para as versões impressa e digital, além de projetos especiais

Ana Minuto



Welber Santana


Empreendor desde os 14 anos, começou vendendo queijos no interior do Espírito Santo. Concluiu duas graduações de Engenharia e um MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Mas vindo do interior, a agricultura sempre esteve presente em sua vida, despertando o interesse em criar algo para sanar a dor do produtor rural, foi assim que nasceu a Agro Atlas Brasil.

Richard Albanesi


Com visão empreendedora, Richard Albanesi atua há mais de 20 anos como executivo no setor de tecnologia e inovação. Em 2010 fundou a TheLED, referência no segmento de painéis de LED no país, com mais de 6 mil projetos realizados. Vencedora de diversos prêmios, como POPAI mundial, AB Design e prêmio Caio, a TheLED cria soluções inovadoras e interativas para transformar a experiência em grandes parceiros e varejistas.

Adriana Auriemo


Adriana Auriemo
Vice-Presidente | Sócia-Diretora da Nutty Bavarian
Formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, é sócia-diretora da Nutty Bavarian do Brasil desde 1996, sócia da Terra Molhada Negócios Imobiliários, do Co.W Coworking Space e da Wise Office, além de mentora Endeavor.

Luis Filipe Frozoni Lomonaco


Lomonaco juntou-se à TreeCorp Investimentos em 2012 e iniciou as atividades de investimento da empresa.
Entre 2006 e 2009, Luis Filipe foi CEO da Estapar, onde foi responsável pelo projeto de turn-around das empresas, responsáveis pelas operações globais.
Em 2009, ele foi responsável pelo negócio em que o banco de investimento global BTG Pactual comprou uma participação majoritária da companhia.
Antes da Estapar, passou cinco anos na Unilever, sendo responsável pelos produtos de household care.
Anteriormente, Luis Filipe trabalhou para o banco Barclays em Londres, Nea Capital, Roland Berger, GVconsult e foi diretor do Comitê de Small Businees Affairs da American Chamber of Commerce – Amcham.

Mauro Nomura



Sara Hughes


Cofundadora e CEO da Scaffold Education, americana que reside no brasil desde 1996. Se formou em Economia Empresarial com ênfase em Relações Internacionais na Universidade da Califórnia e possui MBA da IESE School of Business. No Brasil, fundou a FourC Bilingual Academy e idealizou o Instituto Lidera Jovem. É membro do Conselho de Administração do Grupo Lwart e conselheira do FBN Brasil.

Fernando Scheffer


Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de Gestão, Liderança, Marketing e Vendas é um dos Diretores do Ecossistema Espaço Smart.
Graduado em Administração, com MBA em Franquias e MBA em Gestão Comercial e dezenas de Benchmarkings nos EUA, Alemanha, China e Japão. Atualmente é o Diretor responsável pela transformação Digital na Espaço Smart.
Palestrante nos maiores eventos do Brasil como VtexDay2023 e Fórum Ecommerce Brasil.

Cristina Souza



João Adas


João Adas é CEO da Cia Tradicional de Comércio, holding de bares e restaurantes operadora das marcas Original, Pirajá, Astor, Bráz, Ici Brasserie, Lanchonete da Cidade e Elettrica, presente em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro com 50 operações.
João é formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP e gosta de comer e beber, viajar, pedalar e curtir a vida com amigos e família - é casado com Thayane e é pai do Pedro de 3 anos e do Antônio de 1 ano.

Sandra Hara Chayo


Sandra Chayo é Sócia e Diretora do Grupo HOPE. Formada em Arquitetura pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), iniciou sua carreira como empresária aos 20 anos na empresa. Filha do visionário fundador do Grupo HOPE, Nissim Hara, Sandra entrou para os negócios da família - ao lado das suas irmãs Karen Sarfaty e Daniela Shalev - e levou o olhar feminino para gestão do Grupo e dos produtos, com a desafiadora missão de reposicionar e transformar a peça íntima em artigo fashion. A empresária conquistou grandes prêmios como o da Veuve Clicquot, para mulheres empreendedoras. Em 2022, a executiva foi eleita uma das 20 Mulheres de Sucesso da Forbes e estreou como uma das juradas da 7ª temporada do programa Shark Tank Brasil.

Fabio Fialho


Fábio Fialho é CMO da Infracommerce. Com mais de 20 anos no mercado digital, passou por empresas como a DHL Suplly Chain. É Diretor de Indústria da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Tem expertise como curador e professor da Commschool, Impacta e da cadeira de Cultura e Transformação Digital do MBA de Varejo e Mercado de Consumo da USP.

Marcia Teodoro


Executiva com mais de 20 anos de experiência no varejo e em franchising, com conhecimento em diferentes áreas como Marketing no ambiente físico e digital, Marketing de Influência, Treinamento de Franqueados, Gerentes, Equipe de Vendas, Operação de Loja, Consultoria de Campo, Visual e Merchandising e Eventos. Atuou em empresas como Cia. Hering durante 10 anos, Morana Acessórios por 9 anos e Le Postiche. Formada em Psicologia pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduada em Varejo pela FIA-USP.

Marcio Machado


Marcio Machado é administrador de empresas com formação em tecnologia. Tem experiência profissional internacional em multinacionais como IBM, Nortel Networks, Intelig/France Telecom. Atua há mais de 10 anos produzindo conteúdo, presença digital e ecommerce para grandes marcas.
Em 2020 lançou a primeira liveshop do país para Dengo Chocolates, que acabou resultando na StreamShop, hoje maior plataforma de soluções de live commerce do Brasil, atendendo a marcas como Natura, Loreal, Riachuelo, Banco Inter, ZeeDog, BASF, Buscapé, entre outras.

Rafael Marconi


Graduado em Administração pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com especialização na Kellogg School Management. Rafael Marconi tem 45 anos, acumulou experiência em empresas como Ambev, Rede e Unilever nas áreas de Vendas e Marketing. Está há quase 10 anos no Grupo Boticário, atualmente ocupa a posição de Diretor de Franquias, responsável pela estratégia e gestão da rede de franqueados das marcas do grupo.
Rafael reside em São Paulo, é casado com a médica Tais e tem 2 filhas: Luiza e Alice.

Felipe Koga


Consultor de Soluções. Administrador de empresas formado na FGV-EAESP, com ênfase em Finanças e Gestão Estratégica. Experiência em Avaliação de Empresas, Desenvolvimento de Conceitos e Projetos de Viabilidade Econômica.

Caroline Bittencourt


Diretora de Relacionamento e Experiência do Grupo BITTENCOURT. Formada em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero e pós-graduada em Marketing de Serviços pela FAAP. Mais de 15 anos atuando em marketing, pesquisa e conteúdo. Especialista em criação de conteúdo - inbound marketing, papers, artigos e relações com a imprensa. Análise de dados estratégicos e na avaliação e construção de cenários macro e microeconômicos. Análise de tendências e comportamento de consumo. Pesquisa de mercado, preparação, aplicação e análise de resultados.

João Brito


Gerente Comercial no Grupo BITTENCOURT. Graduado em Marketing e Publicidade pela Faculdade IADE de Lisboa, Portugal. Responde pela Gerência Comercial do Grupo BITTENCOURT. Ele traz na bagagem sua experiência como Diretor Comercial e Country Manager da INESTING Brasil – Marketing Tecnológico (Google Certified Company), Account Manager da MOBBIT Systems (Grupo EJESA) e Assistente de Marketing e Head of Digital Marketing da Vodafone Portugal. O executivo possui ainda vivência em franquia, tendo sido franqueado e co-proprietário de uma loja da Osklen em Portugal.

Huberto Damas


Diretor de Soluções. Administrador de empresas com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e especialização em Finanças Empresariais pela FGV-SP. Especialista Green Belt com experiência em gerenciamento de projetos Lean Six Sigma. Profissional com mais de 13 anos de atuação em projetos estratégicos, tendo atuação em mais de 120 projetos no Grupo BITTENCOURT.
